Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes:
  • O Instituto Claret realiza atividades de educação por meio das três unidades de Centro de Educação Infantil (CEI), que juntas atendem diretamente 474 bebês e crianças, somando 1812 atendimentos indiretos via familiares.
  • As atividades de assistência social são realizadas por meio de duas unidades de Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), totalizando 240 atendidos, uma unidade de Serviço de Assistência Social à Família em Domicílio (SASF), com capacidade de atendimento de até 1.000 pessoas, uma unidade de Serviço Especializado de Abordagem à Crianças, Adolescentes e Adultos em Situação de Rua (SEAS) com capacidade de atendimento de 140 pessoas e uma unidade de Serviço de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV).
  • Os Centros de Educação Infantil oferecem experiências de desenvolvimento infantil, cuidado, higiene, nutrição e proteção social em período integral para crianças com até 3 anos e 11 meses de idade. Para além disso, promovemos a cultura de paz e a inclusão social desde a primeira infância, cuidando com muito carinho de nossas crianças.
  • Os Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) desenvolvem atividades com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo por foco a constituição de espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
Três cenas de atividades comunitárias: primeira cena mostra um grupo de pessoas posando em frente a um lago, segunda cena mostra uma mulher entregando itens para pessoas em um evento ao ar livre, e terceira cena mostra crianças desenhando e colorindo em uma mesa grande
  • O Serviço de Assistência Social às Famílias (SASF) está respaldado na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais da Proteção Social Básica. Integra objetivos de dois serviços: o PAIF -Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família desenvolvido pelo CRAS (baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, no fortalecimento de vínculos familiares e prevenção de situações de risco e exclusão social) e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, que visa a garantia de direitos e mecanismos de inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento da autonomia de pessoas com deficiência e pessoas idosas, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.
  • Nesse contexto, o SASF, privilegia o trabalho socioeducativo e socioassistencial com as famílias situadas em territórios identificados com situações de alta e muito alta vulnerabilidade, famílias beneficiárias de programas de transferência de renda (PTR) e do benefício de prestação continuada (BPC), público de interesse prioritário das ações da Assistência Social
  • O Serviço Especializado de Abordagem à Crianças, Adolescentes e Adultos em Situação de Rua (SEAS), tem a finalidade de assegurar trabalho social de busca ativa e abordagem nas ruas, identificando nos territórios a incidência de trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua e outras.
  • Por meio do atendimento psico e socioassisistencial, o Serviço de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV) tem como objetivo assegurar a promoção, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual.