Nossos Programas
1. Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes
Este programa foi o primeiro a ser executado pelo Instituto Claret, ainda na década de 80. Na necessidade de mães solo e famílias com todos os membros em ocupações profissionais para a manutenção das despesas do lar, o Instituto Claret iniciou as suas atividades na região da Santa Cecília, fundando o CEI Coração de Maria, a primeira creche pública da região central de São Paulo. A expansão do programa se deu nos anos seguintes, atendendo também adolescentes além de crianças na primeira infância. Assim, o Instituto atualmente conta com três CEIs, dois CCAs – estes em convênio com a Prefeitura de São Paulo – e três projetos com financiamento privado, sendo eles o Tecendo o Futuro, o Pêndulo e o Educação Solidária Claret. O atendimento a crianças e adolescentes contemplam beneficiários de 0 a 14 anos e 11 meses, em período integral (CEI), ou contraturno escolar meio período (CCA, Projeto Pêndulo, Tecendo o Futuro e Educação Solidária Claret), com refeições diárias, convívio, fortalecimento de vínculos, garantia de direitos e cidadania. Todos os serviços e projetos do programa possuem hoje a capacidade de atendimento de mais de 800 beneficiários diretos e estão presentes na região de Santa Cecília, Pirituba e Brasilândia.

2. Programa de Atendimento às Famílias
O atendimento às famílias se dá a partir da execução do Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica no Domicílio em convênio com a Prefeitura de São Paul, em Perus, e o Projeto Vida em Família, na Brasilândia, onde está o Espaço Marimba. O programa promove a cidadania e a garantia de direitos, como entrada em benefícios sociais, encaminhamentos à rede socioassistencial, de educação e saúde, bem como a execução de oficinas e ações cidadãs. Atendimento técnico, visitas domiciliares, encaminhamentos e oficinas em grupo na perspectiva de fortalecimento da autonomia, convivência sociofamiliar e comunitária, geração de renda e acesso a garantia de direitos são os pilares de atuação dos atendimentos do programa. Atualmente o programa está presente nas regiões de Perus e Brasilândia.

3. Programa de Enfrentamento às Violências
No contexto do aumento da violência doméstica devido à pandemia da Covid-19, o Instituto Claret passou a executar o programa de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, e neste diapasão surge três unidades do SPVV – Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência – em convênio com a prefeitura de São Paulo nas regiões de Perus, Brasilândia e Pirituba, atendendo 80 pessoas por unidade, realizando um atendimento multidisciplinar para crianças em situação de violência e seus familiares (inclusive o agressor) na perspectiva de proteção, reparação do dano causado e prevenção à violência, além de garantia de direitos. Conhecendo a alta demanda pelo serviço, o Instituto Claret ainda oferece o Rompendo Ciclos, atendendo àqueles que estão na fila de espera para o SPVV com atividades de prevenção e enfrentamento à violência com a rede de garantia de direitos. Atualmente, são atendidas cerca de 320 pessoas no programa.

4. Programa de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua
O programa leva à Pop Rua a abordagem e atendimento o social na rua, voltado à indivíduos e famílias em trajetória de rua. São serviços que realizam atividades lúdicas, recreativas, culturais e artísticas, além do desenvolvimento da cidadania da população de rua. O programa está na zona central de São Paulo, na região da Sé, Perus, Anhanguera, Taipas e Jaraguá. Conta com o Centro de Acolhimento Especial para Famílias, que dispõe de vagas contínuas para famílias que estiveram em trajetória de rua. São servidas refeições, realizadas atividades socioeducativas e atendimentos técnicos voltados à saída qualificada, geração de renda e autonomia. O SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social – realiza a abordagem na rua voltada à garantia de direitos, realização de atividades socioeducativas e encaminhamentos para vagas em centros de acolhida e o Estação Cidadania oferta alimentação para mais de mil pessoas diariamente, banho, lavagem de roupas, banho e tosa para pets, motorização de carroças, atividades em grupo e atendimentos técnicos para pessoas em situação de rua. Os serviços do programa possuem convênio com a Prefeitura de São Paulo e atendem pessoas de todas as idades, totalizando cerca de 1240 atendimentos diários.

5. Programa de Segurança Alimentar
O programa de segurança alimentar é um programa transversal, que impacta todos os outros ramos de atuação do Instituto.
Todos os beneficiários, seja qual for o programa, é atendido com refeições diárias pelo Instituto Claret.
Além das cerca de 500 mil refeições servidas anualmente, são quase cinco mil cestas básicas e cartões alimentação que chegam em famílias em situação de vulnerabilidade social através de ações humanitárias. O programa através do projeto Mesa Cidadã atinge as regiões do Centro, Pirituba, Jaraguá, Brasilândia, Freguesia do Ó, Perus e Anhanguera, impactando cerca de 800 famílias beneficiárias, além das três mil refeições servidas diariamente.

6. Programa de Formação para o Mundo do Trabalho
O programa surge na necessidade da formação profissional do jovem periférico, investindo assim na inclusão produtiva. Atividades práticas e teóricas de audiovisual, tecnologia da informação, cidadania e empregabilidade de segunda a sexta-feira para jovens de 15 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, com garantia de auxílio transporte, duas refeições por dia e auxílio alimentação são a tônica do programa atualmente, que executa o Projeto Reverbera. O Reverbera já formou dezenas de jovens para o mundo do trabalho nas áreas de tecnologia e audiovisual, investindo não só em hard skills, mas também em soft skills, que promovem ao jovem uma educação libertadora e cidadã, investindo não apenas no conhecimento teórico e prático, mas também na necessidade da formação de profissionais que tenham em si a facilidade do trabalho em equipe, executando a comunicação não violenta e promovendo a cultura de paz no ambiente de trabalho.

PILARES DE SOLIDARIEDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
PILAR DE ESG - AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
A partir da reestruturação iniciada em 2014, o Instituto Claret investiu fortemente em governança institucional, de modo a possibilitar o estabelecimento de fluxos, processos e diretrizes em prol de sustentabilidade financeira e administrativa. Em 2019, foi construído o Planejamento Estratégico que norteou a atuação do Instituto Claret de 2020 a 2023. Neste ano, realizaremos um novo Planejamento para os cinco anos subsequentes.
Então, foram estabelecidas as diretrizes institucionais e construídas as Políticas Internas de cada área de atuação – Contratações de Serviços, Uso de Imagem, Compras, Recursos Humanos, Estágio, Voluntariado, Gestão de Documentos e Arquivos, Comitê de Ética.
Toda essa atuação é praticada com olhar para as dimensões Ambiental, Social e Governança (ESG). Adotamos práticas de desenvolvimento sustentável e levamos a atuação voltada a demandas sociais e ao cuidado com vulnerabilidades para a Gestão de Pessoas. Olhando para dentro e para fora, o ESG permeia toda nossa atuação.

PILAR DA INCIDÊNCIA POLÍTICA
O Instituto Claret nasce da incidência política. Ao mobilizar pessoas e reivindicar junto ao Poder Público o estabelecimento de políticas que atendessem as demandas dos cidadãos e das cidadãs, Padre Claudio Gregianin deu origem a esse pilar como fundamental e transversal a toda a atividade do Instituto Claret.
Hoje em dia, o Instituto Claret segue com a participação em fóruns, conselhos e assembleias de cada território e do município de São Paulo, de modo a participar de debates de interesse público e levar adiante as pautas de interesse institucional. Além disso, incentivamos o engajamento cidadão de todos os nossos beneficiários e profissionais, de modo a promover uma sociedade mais justa e igualitária.
Ao manter uma série de parcerias com o poder público, em diferentes pastas, o Instituto Claret realiza o levantamento de dados e informações, reúne diagnósticos sociais e leva aos agentes públicos as demandas, reivindicações e necessidades percebidas. Embora ainda seja incipiente, a incidência política é um caminho que o Instituto Claret busca trilhar cada vez mais.